Sunday, April 13, 2008

“As 8 dádivas eternas da vida”

de Paulo Carvalho


A minha mãe que é muito linda deu-me este livro. Voltei a lê-lo e eis que mais uma vez me encanto com a sua simplicidade. Aqui vai um trecho sobre a dádiva do prazer:

(...) “Tudo no Universo é composto por energia organizada de diferentes formas. A luz é composta por energia, os sons e os objectos são energia, e é claro, as pessoas também são energia. (...) Como seres compostos por energia, seguimos um ciclo enrgético muito simples: absorvemos energia do nosso meio ambiente, transformamos essa energia numa forma que podemos utilizar e depois devolvemos essa energia ao meio ambiente. (...) não produzimos energia (...) Absorvemos energia através de canais muito diferentes. A nossa visão, audição e o nosso sentido de paladar, cheiro e tacto são apenas alguns dos mais óbvios, mas há muitos outros, tais como a respiração, o calor, a luz, a atenção e o afecto de outras pessoas. É aqui que o prazer entra em jogo. O prazer é uma das formas mais poderosas de energia que podemos absorver (...) Quando sentimos prazer, sentimo-nos felizes e vivos. Quando sentimos dor, sentimo-nos cansados e sem força. (...) um trabalho, uma relação, um projecto, um passatempo ou um desporto de que gostamos nos podem fazer extremamente felizes, enquanto prazeres mais intensos, como o sexo ou a comida, falham muitas vezes em produzir o mesmo resultado. (...) A importância do que fazemos não é o que obtemos, mas sim em quem nos tornamos. (...) O que nos faz feliz não é a quantidade de prazer que sentimos, mas sim o tipo de prazer que procuramos.(...) A ausência prolongada de prazer leva à depressão – um estado em que todos os sentidos ficam entorpecidos para que o corpo possa conservar a sua energia. (...) Pessoas com poucas fontes de prazer têm dificuldade em lidar com os desafios diários da vida. Como consequência, são frequentemente irritadiças, egoístas, teimosas e agressivas e estão constantemente a tentar captar a atenção dos outros como forma de absorver mais energia. (...) Sempre que fazemos algo de que gostamos , o prazer que encontramos na actividade em si fornece-nos a energia necessária para completar a tarefa.
(...)
Descubra para o que nasceu e o que ama. Já descobriu realmente a sua verdadeira vocação, ou será você mais um peixe a tentar voar?

Exercío simples: Imagine que ganhou a lotaria, dez milhões de euros! Que mudanças faria na sua vida? Como escolheria passar o seu tempo?

Eis o que eu faria:
Depois de partilhar um pouco dessa riqueza com os meus próximos, tratava de dar alguma estabilidade à minha vida e depois com o resto do dinheiro comprava uma quinta, não sei bem onde, Lisboa talvez, onde existiria um jardim com árvores e flores, onde se fariam congressos sobre a condição humana, onde se discutiriam maneiras de resolver os problemas que nos afligem hoje: saúde mental, desapego, solidão, individualismo, violência, egoísmo, e todas as semanas aconteceriam workshops de pintura, escultura, fotografia, literatura, artesanato e música por um preço simbólico, doação ou ajuda à causa. Tentaria falar ao Mundo e ouvir o Mundo, com a ajuda de preciosos amigos e família. Tentaríamos ajudar os pobres dessa área especialmente ajudar na educação das crianças e depois insistiríamos em formar uma corrente de ajuda por todo o Mundo, associando-nos a outras organizações. Ajudaríamos as pessoas que têm dinheiro a descobrir a felicidade de dar e partilhar, as pessoas que vivem para o trabalho que há mais da vida reservado para elas, mostraríamos como sentir o Mundo e a Natureza com mais poesia. Essa seria a minha profissão, trazer paz e alegria. Claro que também teria períodos de férias de dolce fare niente, e durante a semana teria os meus momentos de escalada, caminhada, surf... pois claro, a melhor forma de ajudar os outros é estarmos bem com a nossa própria vida. Se calhar antes disto tudo tirava um tempo para viajar pelo Mundo e então depois começava a trabalhar... isso é que era!

Bom mais fotos!
El Cajon Mountain, 1 hora para chegar às vias,
Escalada desportiva com boas protecções. Fixe!

http://picasaweb.google.com/Gibelinha/ElCajonMountain

No comments:

Post a Comment