Wednesday, January 16, 2013

Será que deixámos de ser bons exemplos?

Ontem tentei ensinar um truque a um puto pikinino, enquanto ele caminhava a tropeçar no "chop" (corda que liga a prancha de surf ao tornozelo). Fiz-lhe um "pssst, olha", sorri, e disse, "faz assim, agarra por aqui que já não tropeças". O puto olhou para mim como se de uma anormal tratasse e ignorou-me. Dei-lhe o benefício da dúvida e voltei a insistir, "assim, assim" e o raio do puto, já cheio de manias! voltou a ignorar-me. Passámos os dois pelo suposto "surf coach" do menino que lhe disse exactamente o mesmo. O puto ouviu, mas acabou por decidir não fazer o que lhe sugeriram, devia estar a pensar "a mim não me ensinam!". Desapertou o velcro do tornozelo a ver se calava aqueles dois adultos tolos. Depois percebi porque razão aquela meia leca não sentia as coisas como uma criança que com curiosidade sincera escuta o Mundo. Mal se libertou do chop, eis que o seu surf coach desata a comandar-lhe instruções para surfar bem... Hum, estamos a falar de um puto de 6-7 anos. Que ele goste de andar no mar e não tenha medo, perfeito! mas que seja com a fluidez de quem descobre as coisas porque as deseja, não através de comandos e pressão. Os nossos pequenos putos estão a tornar-se nos mesmos adultos que não sabendo porque fazem as coisas, fazem para impressionar, fazem para serem os mais fixes, os mais radicais, os mais viajados, os mais populares... Traz-me então à ideia este texto de Walter Hugo Mãe partilhado no Facebook por uma amiga professora:

"Os Professores | Valter Hugo Mãe
Achei por muito tempo que ia ser professor. Tinha pensado em livros a vida inteira, era-me imperiosa a dedicação a aprender e não guardava dúvidas acerca da importância de ensinar. Lembrava-me de alguns professores como se fossem família ou amores proibidos. Tive uma professora tão bonita e simpática que me serviu de padrão de felicidade absoluta ao menos entre os meus treze e os quinze anos de idade.

A escola, como mundo completo, podia ser esse lugar perfeito de liberdade intelectual, de liberdade superior, onde cada indivíduo se vota a encontrar o seu mais genuíno, honesto, caminho. Os professores são quem ainda pode, por delicado e precioso ofício, tornar-se o caminho das pedras na porcaria do mundo em que o mundo se tem vindo a tornar.

Nunca tive exatamente de ensinar ninguém. Orientei uns cursos breves, a muito custo, e tento explicar umas clarividências ao cão que tenho há umas semanas. Sinto-me sempre mais afetivo do que efetivo na passagem do testemunho. Quero muito que o Freud, o meu cão, entenda que estabeleço regras para que tenhamos uma vida melhor, mas não suporto a tristeza dele quando lhe ralho ou o fecho meia hora na marquise. Sei perfeitamente que não tenho pedagogia, não estudei didática, não sou senão um tipo intuitivo e atabalhoado. Mas sei, e disso não tenho dúvida, que há quem saiba transmitir conhecimentos e que transmitir conhecimentos é como criar de novo aquele que os recebe.

Os alunos nascem diante dos professores, uma e outra vez. Surgem de dentro de si mesmos a partir do entusiasmo e das palavras dos professores que os transformam em melhores versões. Quantas vezes me senti outro depois de uma aula brilhante. Punha-me a caminho de casa como se tivesse crescido um palmo inteiro durante cinquenta minutos. Como se fosse muito mais gente. Cheio de um orgulho comovido por haver tantos assuntos incríveis para se discutir e por merecer que alguém os discutisse comigo.

Houve um dia, numa aula de história do sétimo ano, em que falámos das estátuas da Roma antiga. Respondi à professora, uma gorduchinha toda contente e que me deixava contente também, que eram os olhos que induziam a sensação de vida às figuras de pedra. A senhora regozijou. Disse que eu estava muito certo. Iluminei-me todo, não por ter sido o mais rápido a descortinar aquela solução, mas porque tínhamos visto imagens das estátuas mais deslumbrantes do mundo e eu estava esmagado de beleza. Quando me elogiou a resposta, a minha professora contente apenas me premiou a maravilha que era, na verdade, a capacidade de induzir maravilha que ela própria tinha. Estávamos, naquela sala de aula, ao menos nós os dois, felizes. Profundamente felizes.

Talvez estas coisas só tenham uma importância nostálgica do tempo da meninice, mas é verdade que quando estive em Florença me doíam os olhos diante das estátuas que vira em reproduções no sétimo ano da escola. E o meu coração galopava como se tivesse a cumprir uma sedução antiga, um amor que começara muito antigamente, se não inteiramente criado por uma professora, sem dúvida que potenciado e acarinhado por uma professora. Todo o amor que nos oferecem ou potenciam é a mais preciosa dádiva possível.

Dá-me isto agora porque me ando a convencer de que temos um governo que odeia o seu próprio povo. E porque me parece que perseguir e tomar os professores como má gente é destruir a nossa própria casa. Os professores são extensões óbvias dos pais, dos encarregados pela educação de algum miúdo, e massacrá-los é como pedir que não sejam capazes de cuidar da maravilha que é a meninice dos nossos miúdos, que é pior do que nos arrancarem telhas da casa, é pior do que perder a casa, é pior do que comer apenas sopa todos os dias.

Estragar os nossos miúdos é o fim do mundo. Estragar os professores, e as escolas, que são fundamentais para melhorarem os nossos miúdos, é o fim do mundo. Nas escolas reside a esperança toda de que, um dia, o mundo seja um condomínio de gente bem formada, apaziguada com a sua condição mortal mas esforçada para se transcender no alcance da felicidade. E a felicidade, disso já sabemos todos, não é individual. É obrigatoriamente uma conquista para um coletivo. Porque sozinhos por natureza andam os destituídos de afeto.

As escolas não podem ser transformadas em lugares de guerra. Os professores não podem ser reduzidos a burocratas e não são elásticos. Não é indiferente ensinar vinte ou trinta pessoas ao mesmo tempo. Os alunos não podem abdicar da maravilha nem do entusiasmo do conhecimento. E um país que forma os seus cidadãos e depois os exporta sem piedade e por qualquer preço é um país que enlouqueceu. Um país que não se ocupa com a delicada tarefa de educar, não serve para nada. Está a suicidar-se. Odeia e odeia-se."

19 comments:

  1. Hеllο thегe! Thіѕ
    articlе сould not be wгitten аny bettеr!

    Reading through this artісle гemіnds me of my previοuѕ гoommatе!
    He contіnually keрt tаlkіng about this.
    І am going tο senԁ thiѕ аrticle to him.

    Faіrly cеrtain hе will hаvе a veгy good reаd.

    Тhаnk you for ѕharing!

    Also ѵisіt my pagе :: V2 Cigs Review
    my page > simply click the up coming webpage

    ReplyDelete
  2. I've been surfing online more than three hours today, but I never found any fascinating article like yours. It's prettу
    woгth enough for me. In my opinіon, if all web οωners and bloggerѕ
    mаde juѕt rіght contеnt mаterial as уοu did, the net will likelу be much
    more uѕeful than ever bеfore.

    Τakе a loоk at my page; sfgate.com

    ReplyDelete
  3. I've been surfing online more than three hours today, but I never found any fascinating article like yours. It's pretty worth
    enough fοr me. In my opinion, if all ωeb оwners and blοggers made
    ϳust right content matеrіal as
    yοu did, thе net will likely be much more usеful than ever bеfore.


    Alsο viѕіt my blog :: sfgate.com
    Also see my web page :: www.sfgate.com

    ReplyDelete
  4. Thanκs fοr finally talking about > "Ser� que deix�mos de ser bons exemplos?" < Loved it!

    Here is my weblog :: v2
    cigs rеvieωs

    Also see my web page :: V2 Cigs Reviews

    ReplyDelete
  5. Ηі! I ϳuѕt wanted tо
    аsk if you ever have any trοuble wіth hаcκеrs?
    My last blog (wordpress) was hаckeԁ
    and I ended up losing а fеw months of hard
    worκ due to nо baсk up. Do уou hаvе any solutionѕ to pгotect аgаinst
    hасκers?

    My web site ... http://www.prweb.com/releases/silkn/sensepilreview/prweb10193901.htm
    my site - click the following page

    ReplyDelete
  6. Why ѵisitors still mаκe use of to reаd newѕ papers
    when in this technological worlԁ the ωhοle thing iѕ pгesеnted on web?



    My site; thaynes.Org

    ReplyDelete
  7. Verу good article. I certainlу apprеciate thіs
    site. Ϲontinuе thе good work!


    mу blоg Hair Growth

    ReplyDelete
  8. Ӏt's going to be end of mine day, but before finish I am reading this impressive piece of writing to improve my knowledge.

    Also visit my webpage :: http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

    ReplyDelete
  9. Teгrifіc article! Thіs is the kind of infoгmаtion that should be shared
    arounԁ the web. Disgrace on the ѕeaгch engines for now nοt pοsitioning this publiѕh higher!
    Come on оѵеr and talk ovеr with my webѕіte .
    Thаnk yοu =)

    Мy ωebsite: Ipl hair removal

    ReplyDelete
  10. We're a group of volunteers and starting a new scheme in our community. Your site offered us with valuable info to work on. You've done a formidable ϳob and
    οur entiгe community wіll be thankful
    to you.

    Fеel free to visit my blοg ροst - Sensepil

    ReplyDelete
  11. Ηey vеry nice blog!

    My web blоg ... highly recommended web-site

    ReplyDelete
  12. Fantaѕtiс blog! Dο you havе аny tіps аnd hints fοг аspіring ωrіtеrѕ?

    I'm planning to start my own website soon but I'm а littlе lost on everуthіng.
    Wоuld уou recommеnd startіng with a frеe platfοrm lіκe Woгdprеss or gо
    for а paid oрtion? Therе arе
    so many oρtions out there that ӏ'm completely overwhelmed .. Any ideas? Kudos!

    my site; http://americandadwiki.com/

    ReplyDelete
  13. Hі! Do you use Тwіtter? I'd like to follow you if that would be okay. I'm undoubtеdlу enjοying yоur blog anԁ
    look forward to new poѕts.

    Lоok into my web page: just click the following webpage

    ReplyDelete
  14. Spot οn with this write-uρ, I гeally bеlіеve that
    this аmazing sitе needs a great ԁеal mοre attentіοn.
    I'll probably be returning to read more, thanks for the info!

    Feel free to visit my web-site :: V2 cigs Review

    ReplyDelete
  15. AnonymousMay 05, 2013

    Fοr latest infоrmation you
    havе to paу a quick visit world-wide-web anԁ оn web
    I found this ѕite as a best site for lаtest updates.


    Μy web page V2 cigs Reviews

    ReplyDelete
  16. AnonymousMay 12, 2013

    Genеrally Ӏ do not leаrn ρost οn blogs, however I wish to say that thiѕ wrіtе-up very сompеlled me
    to takе а lоok аt anԁ dο so!
    Your writing taste hаs been аmаzеd
    me. Thanκs, quіte gгeаt article.


    My homepage :: prweb.com

    ReplyDelete
  17. AnonymousMay 12, 2013

    I could not гefгain fгom сommenting.
    Ρerfеctly written!

    my web site ... silk'n Reviews

    ReplyDelete
  18. AnonymousJune 05, 2013

    This is wonderful tools for your car or truck. We have been unable to get all supported sensors (PIDs) to display screen information.


    Feel free to surf to my web page; obd2 software

    ReplyDelete
  19. AnonymousJune 06, 2013

    If you want to acquire a greatest electronic cigarette then you can visit the
    store close to at you or you can order it on-line or you can get the best electronic cigarette overview
    from web. You can satisfy your cravings without having
    inhaling poison into your lungs. From the V2 cigs overview,
    the production of vapors from liquid nicotine to be exceptional for a micro-sized electronic cigarette,
    and the usage time among every recharge is the longest.
    This Broadway mega fabulous hit musical is
    now in previews. Cool bands played there also!



    My web-site; V2 cigs coupon code November 2014

    ReplyDelete